Ser ou não ser: eis a questão

Eu sou uma jornalista que nunca foi. Nunca trabalhei na ocupação mais clássica da profissão: redatora de jornal impresso. Por ironia do destino durante muitos anos trabalhei no meio de comunicação que menos me atraía a princípio, a televisão. Ainda assim, fiquei nos bastidores, era mais pesquisadora do que jornalista.

No momento, me aventuro a ensinar para uma turma de jovens o difícil ofício da comunicação, estou mais para educadora do que para jornalista. Quando veio a maternidade, voltei a escrever, mas era mais blogueira do que jornalista.  Nessa fase descobri em meu filho meu grande personagem. Foi a partir dele que redigi as histórias mais inspiradas.

Também o amor me reaproximou do jornalismo. Casei com meu ex-professor do curso de Jornalismo e em nossa convivência é impossível não estar ligado ao que se passa nesta profissão. Mesmo não sendo,  vira e mexe, por vias retas ou tortas, me deparo com o jornalismo, a ponto de ficar tocada no dia em que se comemora a profissão.

Ainda que o diploma tenha perdido a importância, que alguns veículos de comunicação andem deturpando a profissão, que os textos densos e reflexivos venham perdendo espaço para as linhas instantâneas da internet, meu coração dispara quando me deparo com uma reportagem bem feita. Nesse momento eu esqueço que não sou e corro pro blog para falar emocionada do Jornalismo. Aí me convenço de que sou sim, tanto quanto meu avô Walfrido que, mesmo pouco letrado, redigia os discursos políticos do pequeno lugarejo onde morava. Tenho pra mim que ele não sabia, mas era um exímio jornalista, no que a profissão tem de mais essencial, a arte de contar uma boa história. E se ouço que foi a ele a quem puxei, continuarei a ser, mesmo não sendo…

Imagem

3 comentários em “Ser ou não ser: eis a questão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s