Me devolva o ar!

Nenhuma doença é agradável, mas algumas se superam nos incômodos e no desafio de cura que impõem à medicina. Fui “premiada” com um desses males, a asma, uma doença que é tão irritavelmente desconfortável que é chamada de “bronquite”. Nada mais do que um eufemismo pra mascarar a face dessa senhora doença maquiavélica.

O que mais me intriga é o nível de astúcia da senhora asma. Na minha infância sofri com crises recorrentes de chieira no peito, tosse e falta de ar. Na minha adolescência passei pelo mesmo dissabor, assim como na juventude. Xaropes, simpatias, garrafadas, vacinas, testes de alergia e bombinhas em profusão, cheguei à vida adulta e finalmente passei um longo período sem me lembrar daquela doninha indesejável. Mas, doce ilusão: esse ano ela veio me visitar, e com todos os requintes de uma hóspede que chega sem ser convidada: tomou meu corpo numa madrugada fria, depois de duas garrafas de vinho bebidas, entre outros motivos, para esquentar os pulmões – que ironia !

Imagina a tensão de acordar com o peito chiando como um balaio de gatos, a respiração curta, o coração disparado e a sensação de não encontrar o ar. Agora imagina o nível de adrenalina quando, além da tensão, você descobre que não tem uma bombinha a tiracolo. Toca acordar o marido de madrugada, pedindo encarecidamente que te leve a uma farmácia e encontre uma espécie de detefon pra dar fim àquela visita indesejável.

No trajeto de meia-hora até a drogaria, acredito que tive pequenas mortes, com a senhora asma me acenando que não é de brincadeira. Bombinha colocada apressadamente na boca, spray acionado e o Clenil descendo redondo, como o primeiro copo de uma cerveja gelada ou uma taça de champanhe borbulhante. Minutos depois, a gritaria do peito cessa, o ar vai retomando seu ritmo normal, o coração desacelera e dentro dos pulmões parece que nada diferente aconteceu.

Mas, não há mais ilusão: a senhora asma é falsiane e como traiçoeira que é, vai voltar, quando você menos imaginar…

pulmao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s