Livros: melhores pessoas!

Realizando uma pesquisa sobre livros didáticos e paradidáticos, estou impressionada com o potencial que essas obras podem realizar na vida não só do aluno, como também do professor. Naturalmente, nem tudo funciona a contento com os programas do governo federal que fazem chegar às escolas públicas esses materiais: os livros didáticos, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e os recursos paralelos, normalmente obras literárias, via Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). Ainda assim, mesmo quando não se pode valer dos livros gratuitos do governo, há muitas opções não só para o aperfeiçoamento profissional do professor como também para desenvolvimento do aluno.

O professor que anda desmotivado com a rotina escolar e precisa incrementar sua prática pedagógica pode lançar mão de variadas obras infanto-juvenis para em suas aulas. Há diversas pesquisas de docentes, disponíveis na rede, relatando suas experiências com textos literários e elas não se resumem aos romances: há trabalhos com contos, crônicas, poesias, obras clássicas e populares. Se a biblioteca da sua escola está desfalcada, não desanime: há obras digitalizadas pelo Ministério da Educação ou documentários comentando grandes nomes da literatura brasileira, na TV Escola.

Se os livros estão em dia, mas falta inspiração para um projeto bacana, recorra ao Portal do Professor há um banco de aulas detalhadamente explicadas, com sugestões de atividades para os diferentes segmentos de ensino. Os trabalhos interdisciplinares também envolvem os alunos e renovam o ânimo tanto do professor quanto das turmas. Aproxime-se de um colega e pensem juntos como usar um livro literário para tratar de Matemática, Geográfica ou Ciências. Da mesma forma é possível realizar um projeto, baseado em um texto literário, que motive a discussão de temas transversais como Ética ou Pluralidade cultural: o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos com essas aulas pode ser surpreendente!

Também não deixe de acompanhar as novidades que as grandes editoras publicam em suas redes sociais. Elas divulgam os lançamentos de obras, datas comemorativas que podem ser debatidas em sala de aula, sugerem atividades pedagógicas e trazem os autores dos livros didáticos apresentando abordagens diferenciadas dos conteúdos.

Por fim, se nada disso lhe parecer interessante, vá você mesmo atrás de um bom livro, já que a virtude do exemplo é a melhor estratégia para fazer dos seus alunos leitores, e a literatura é a companheira mais fiel, de acordo com o escritor português, Valter Hugo Mãe: “com o tempo, as pessoas que mais nos acompanham na vida talvez sejam livros. No meu caso, as pessoas que mais demoram na minha vida são mesmo feitas de papel”.

books-education-school-literature-48126-large

Um comentário em “Livros: melhores pessoas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s